Nome da Escola: GRESV Pássaro Imperial
Fundação: 27/01/2012
Cidade-Sede: São Paulo
Cores: Laranja, Vermelho, Preto e Branco.
Símbolos: Fênix e Coroa
Presidente: Mara Cristina Soares da Silva
Carnavalesco e Intérprete: Douglas Soares de Alencar
E-mail para contato: dododafiel@hotmail.com e passaroimperial@yahoo.com.br
Enredo: "De Zumbi a Dom João, a Pássaro Imperial te leva a desvendar a história do Brasil"
Autor do Enredo: Douglas Soares de Alencar
Sinopse: Nosso país é repleto de diversas culturas, raças e línguas, pensando nisso é que a Pássaro Imperial, visando uma possível estréia no grupo de avaliação do carnaval virtual (CAESV), traz o enredo: De Zumbi a Dom João, a Pássaro Imperial te leva a desvendar a história do Brasil. Vamos passar por todas as épocas de nossa história e destacar alguns personagens principais dentro dela, como Zumbi de Palmares, Tiradentes, os membros da corte imperial da época, Pedro Alvarez Cabral o nosso descobridor entre outros.
Setor 1
Quando os portugueses chegaram aqui, nosso país era habitado por mais ou menos 2 milhões de índios , de diversas raças sejam tupiniquins , tupinambás ou os próprios guaranis. Nesse setor vamos mostrar a colonização, sendo destacado a fase em que os missionários começaram a catequizar os nossos indígenas. A partir daí seguir contando sobre a exploração dos mesmos e das nossas riquezas que aqui estavam como o Pau-Brasil. Outros povos também passaram pela nossa costa para contrabandear essa matéria prima, os franceses foram o principal deles, até se uniram com os índios tamoios que habitavam a Bahia de todos os santos contra os próprios portugueses.
Setor 2
No século XVII, bandeirantes encontraram ouro em terras que eram da capitania de São Paulo, aonde hoje é o estado de Minas Gerais. Algum tempo depois no século XVIII veio a inconfidência mineira, essa se deu devido a decadência da mineração. Joaquim José da Silva Xavier surge nesse período juntamente com o seu grupo, com a idéia de tentar combater os impostos, foi delatado por Joaquim Silvério dos Reis e seu grupo foi visto como traidores do governo do país, na qual foi condenado e enforcado em praça pública. Apresenta-se em seguida a chegada da corte portuguesa em 7 de março de 1808. Acontece a abertura dos portos e então há um decreto presidido por Dom João e então há uma série de melhorias, como as indústrias de algodão e linho e também a criação da imprensa.
Setor 3
No século XVIII foram trazidos da áfrica escravos negros para trabalharam nas lavouras, especialmente nas de café e cana de açúcar. Os escravos fugitivos viviam em quilombos espalhados por vários lugares, entre eles o Quilombo de Palmares aonde surge Zumbi. A corte portuguesa faz uma oferta de paz ao líder Ganga Zumba proposta que pedia que os quilombolas se submetessem a corte, Ganga Zumba aceitou a proposta , mas Zumbi a rejeitou e a partir daí torna-se o novo líder na revolução dos escravos. Após muita luta e diversos conselhos, feitos ao redor do mundo, em 13 de maio de 1888 foi assinada pela Princesa Isabel a Lei Áurea que acabaria com todas as formas de escravidão no país. Encerramos o nosso desfile homenageando a todos os povos que fizeram parte dessa jornada do nosso país, a todos que foram escravizados, mas que lutarão pelos seus ideais.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado. A JIO FOLIA agradece!