domingo, 8 de março de 2015

8 de MARÇO é Dia Internacional das Mulheres


Hoje dia 8 de Março comemora-se o dia Internacional das Mulheres. A data foi escolhida pelo motivo de que em 8 de Março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos em Nova Iorque, cansadas de se sentirem exploradas e com condições pífias de trabalho fizeram uma grande greve. Os salários e o tratamentos eram diferenciados, pois os homens recebiam um salário muito maior do que as mulheres. Infelizmente, cerca de 130 mulheres (operárias) foram trancadas e queimadas vivas dentro da fábrica. 

No ano de 1910, ficou decidido numa conferência na Dinamarca que o dia 8 de Março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem a essas mulheres que morreram queimadas na fábrica.

Ala das Baianas da Mangueira 2015.
A Jio Folia faz uma homenagem as mulheres do Samba, as mulheres do Brasil, as mulheres do Mundo. As mulheres devem ser tratadas dignamente, sem qualquer tipo de menosprezo, e que elas possam ser felizes sem qualquer tipo de preconceito.

Então para homenageá-las, selecionamos sambas enredos, canções e imagens que já passaram pelas passarelas do Brasil.

Em 2015 a Estação Primeira de Mangueira fez uma homenagem as mulheres brasileiras. Ouça o samba enredo abaixo: 



Beth Carvalho (esquerda) e Alcione (direita) sambistas que representam a Mangueira.
Não foi só a Mangueira que trouxe o tema mulheres para a avenida, a Vai-Vai em 2012 trouxe as "mulheres que brilham" para o Anhembi. Em 2015


Além de 2012, em 2015 a Vai- Vai se consagrou campeã do carnaval paulistano com uma homenagem a cantora Elis Regina.


Cantora Elis Regina.
Não foi só o polo Rio-São Paulo que já tratou do tema mulheres, a escola de samba Embaixada Copa Lord de Florianópolis homenageou as mulheres do Brasil e do Mundo.


Como percebemos o tema mulher é rico, encantador e que poderíamos listar os mais diversos. Antes de encerrar esta matéria não poderia de deixar de listar grandes personalidades mulheres do mundo do samba:

DONA IVONE LARA:
Nascida em 1921, Dona Ivone Lara foi a primeira mulher a compor um samba-enredo "Os cincos bailes da história do Rio", composto ao lado de Silas de Oliveira e Bacalhau. Ivone tem diversos sambas gravados por diversos outros cantores,"Tiê", "Sonho Meu", "Acreditar", "Mas quem disse que eu te esqueço".


ELZA SOARES:

Nascida em 1937, Elza Soares também marcou seu nome na história do samba ao ser a primeira mulher a puxar um samba enredo.



Além dessas duas divas do samba, temos ainda Leci Brandão, Jovelina Pérola Negra, Mariene Castro, Ivete Sangalo, Margareth Menezes, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado. A JIO FOLIA agradece!